Aula 1 - Introdução ao Cilindro: noções gerais e aplicações

Começamos o nosso Curso Gratuito de Chaveiro 24 Horas com uma assunto-chave para a profissão: CILINDRO. Ele é a estrutura mais importante de uma fechadura e nele estão os conjuntos de pinos, contra-pinos e molas pequenas que formam o segredo, permitindo o acionamento da fechadura apenas por uma chave desenhada para ele.

Lembramos também que CADA CILINDRO É ÚNICO. Eles podem ser de perfis, redondos, ovais, retangulares ou especiais e se dividem em:

1. Independentes: Uma só peça com uma chave uma única entrada de chave.




2. Bipartidos: É constituído por duas peças quando desmontado, e um único conjunto quando montado.




3. Monoblocos: Quando são formados por uma peça única com dois segredos.


http://www.ferragensbiondo.com.br/


Veja agora de quantas partes se constitui um CILINDRO: mola, contra-pinos, canhão, molas do nariz, trava do nariz, corpo e dente impulsor do nariz.


COMO FUNCIONA O SEGREDO DE UM CILINDRO:

O travamento do canhão, impedindo seu giro, é feito por contra-pinos pressionados por molas quando a chave é retirada. Isso acontece porque ao retirar a chave os pinos segredo descem para o canal da chave (onde a chave é colocada e retirada) criando espaço para de descida dos contra-pinos.

Ao introduzir a chave os pinos-segredo se acomodam em seus lugares (chamados de cavas), ficando alinhados na superfície do canhão.
www.metaluskey.com.br


Este alinhamento é chamado de linha zero (visível na linha pontilhada da imagem acima) e faz com que os contra-pinos também se alinhem sobre o corpo do cilindro liberando o giro do canhão e do nariz ou dente impulsor, que movimenta a lingueta e libera o giro da chave.

Os detalhes da imagem abaixo facilitam a visão de um cilindro em funcionamento, tanto com ou sem a chave:
Fonte:infomegashop/cursosvirtuais.net



Percebe-se os pinos quando atingem a linha zero e liberam o mecanismo do giro do cilindro, possibilitando a abertura da fechadura.

 O NARIZ OU DENTE IMPULSOR 

É responsável pelo acionamento do mecanismo de avanço ou recuo da lingueta da fechadura.


www.jmaportugal.com


O CILINDRO TETRA 

O cilindro tetra tem quatro segredos diferentes e seu mecanismo é basicamente o mesmo do cilindro comum, tipo Yale. O corpo do cilindro tem o diâmetro maior e existem 4 séries de canais dispostos em cruz, como se fossem 4 canhões de um cilindro monobloco comum dispostos em cruz. Cada série de canais tem um segredo diferente.


www.soprano.com.br


Existem dois modelos de cilindros tetra:

 1.  Os maiores são constituídos por 2 cilindros independentes, os segredos das 4 séries de canais é igual nos cilindros e tem geralmente 20 pinos-segredos no total, sendo 5 em cada série de canais.


 2.  Existem também os cilindros independentes únicos, onde a chave funciona pelos 2 lados do cilindro. Em geral, nesses modelos, as séries de pinos em segredo possuem 2 ou 3 pinos cada, ou alternam 2 e 3 pinos.


Nesses cilindros os canais para acesso aos contra-pinos e molas pequenas estão fechados por um anel de alumínio prensado em volta do corpo do cilindro. Esse cilindro tetra é o mais usado.

Veja as partes principais de um tetra:


cursosvirtuais.net/infomegashop



A chave usada no cilindro tetra duplo ou no cilindro tetra independente é diferente. Como os cilindros independentes são únicos e a chave funciona nos dois lados, ela precisa ser dupla, ou seja, metade da chave funciona quando introduzida na frente da porta, e a outra metade funciona quando introduzida pela parte de trás.

Isso significa que a metade da ponta da chave tem o mesmo segredo da outra metade de forma invertida e atrasada em 1/4 de volta em relação à outra. Para entender melhor, observe acima os dois canais visíveis do canhão.

Se você tirar a chave e colocá-la pela parte de trás do canhão para fazer as duas cavas para os mesmos dois pinos poderá observar que essa cairá na ponta, porém, a 1/4 de volta, ou seja, no corpo anterior da chave e de forma invertida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário