Aula 8 - Como fazer chaves a mão

Se você chegou até aqui, afirmamos com certeza de que estará começando a realizar a tarefa mais popular de um Chaveiro, dentre as várias outras que esse profissional executa. Fazer chaves com a metodologia manual ainda é um dos serviços mais realizados pelos chaveiros, apesar da tecnologia hoje disponível.

Vamos lá?
FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
1.      Lima quadrada
2.      Martelo
3.      Morsa
4.      Estilete
PROCEDIMENTO

Esse procedimento requer habilidade no uso da lima. Esta ferramenta facilmente encontrada em qualquer boa loja de materiais de construção ou de ferramentas exige uma certa prática para usá-la, principalmente porque o mercado oferece diversos tamanhos, para diversas utilidades. 



Assim é preciso que o chaveiro treine diversas vezes antes de executar trabalhos. 
As cavas da chave devem ser feitas com abertura ou ângulo de 90 graus simétricos, ou seja, 45 graus de cada lado do centro da cava.
Porém, mesmo que a cava tenha 90 graus, se um lado da cava ficar mais inclinado que o outro haverá problemas no alinhamento dos pinos-segredo, por isso, se torna imprescindível ter habilidade com a lima. Recomendamos muitos testes para que você possa treinar suas habilidades em fazer cavas de chave.
Uma chave com cavas inclinadas erroneamente para a direita irá entrar no cilindro, porém, não vai sair, ou se sair será com muita dificuldade.



Uma chave com cavas inclinadas erroneamente para a esquerda não vai entrar no cilindro, ou então vai entrar com muita dificuldade.
 Prenda o canhão na morsa e insira a chave virgem (sem cavas), no canhão preso a morsa.
Usando um estilete, marque a localização do centro da cava de cada canal. 
Retire a chave do cilindro e verifique as marcas, depois prenda a chave na morsa e utilize a lima para reforçar as marcas, deixando-as bem visíveis na chave.



Introduza novamente a chave no canhão do cilindro, e confira visualmente se as marcas estão bem no centro dos canais.
Prenda a chave com o canhão na morsa.
Introduza o primeiro pino-segredo no primeiro canal do canhão. 

Puxe o canhão e lime a cava da chave e introduza novamente a totalidade canhão na chave verificando se a cava realizada chega na linha zero (esse alinhamento foi visto no início do curso, na parte que explica o funcionamento do segredo do cilindro).

Depois de concluído o alinhamento zero e limado a primeira cava da chave simetricamente faça o mesmo procedimento nos canais restantes do canhão do cilindro. Insira o pino, verifique a altura dele, puxe o canhão e passe a lima. Volte o canhão para a posição de inserção total da chave e verifique novamente a altura do pino, até que o alinhamento zero seja atingido, canal por canal. 

Pegue a chave com uma mão, e com o outro passe com firmeza e rapidamente a lima nas laterais da chave para retirar as rebarbas das cavas, deixando a chave lisa nas laterais. 

Faça alguns testes, tirando e colocando e tirando a chave do canhão. Se as cavas estiverem bem feitas a chave atenderá perfeitamente nesses três quesitos:

1.      Entrada da chave no canhão deve ser suave e sem trancos;

2.      Com a chave dentro do canhão o alinhamento zero deve estar perfeito, possibilitando o giro do cilindro e por consequência, a abertura da fechadura.

3.      A remoção da chave do canhão deve ser suave e sem trancos.


Por ora, esta é a oitava aula. Mas ainda falta aprender muito em nosso Curso de Chaveiro Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário