Aula 13 - Fechaduras, Travas e Cadeados

O ELO MAIS FRACO

Conforme já aprendemos, você entendeu que chave correta posiciona os pinos em uma fechadura com pino e tranqueta, de modo a todos os pinos inferiores ficarem dentro do miolo do cilindro e todos os superiores ficarem no alojamento do cilindro. Para violar esse tipo de fechadura, você deve mover cada par de pinos para a posição correta, um por um.

Há dois elementos primordiais envolvidos no processo de violação das fechaduras:


Hastes de ponta côncava – essas hastes são tubos de metal longos e finos com uma ponta côncava (como o aparelho do dentista). São usadas para alcançar o interior da fechadura e empurrar os pinos para cima.

Alavanca tensionadora – as alavancas tensionadoras são confeccionadas em todos os formatos e tamanhos. Do ponto de vista funcional, elas não são muito complexas. O tipo mais simples de alavanca tensionadora é uma chave de fenda fina.

A primeira etapa para violar uma fechadura é introduzir a alavanca tensionadora no buraco da fechadura e girá-la na mesma direção usada para girar a chave. Isso gira o cilindro, de modo que ele fica levemente deslocado do suporte ao redor dele. Como você pode ver pelo diagrama abaixo, isso cria uma pequena saliência nos eixos dos pinos.


(C) Infomegashop 

Enquanto você aplica pressão sobre o cilindro, introduza uma haste de ponta côncava no buraco da fechadura e comece a levantar os pinos. O objetivo é levantar cada par de pinos até a posição na qual o pino superior se mova completamente para o suporte, como se fosse empurrado pela chave correta. Ao fazer isso, enquanto vai aplicando pressão com a chave tensionadora, você sente ou escuta um leve clique quando o pino cai no chão. Esse é o som do pino superior encaixando na saliência do eixo. A saliência mantém o pino superior preso no suporte; assim, ele não cairá novamente dentro do cilindro. Desse modo, você move cada par de pinos para a posição correta até que todos os pinos superiores sejam empurrados completamente para o suporte e todos os pinos inferiores fiquem dentro do cilindro. Nesse ponto, o cilindro gira livremente e você pode abrir a fechadura.

Conceitualmente, violar fechaduras é bastante simples, mas é uma habilidade muito difícil de se dominar. Os chaveiros têm de aprender exatamente qual é a pressão correta a ser aplicada e que sons escutar. Eles também devem afiar seu tato até o ponto de poder sentir a leve força dos pinos e cilindros móveis. Além disso, devem aprender a imaginar todas as peças dentro da fechadura.

A violação de fechadura bem-sucedida depende da completa familiaridade com o modelo da fechadura. Uma outra técnica é a extração. A extração é muito menos precisa do que a verdadeira violação. Para extrair uma fechadura, você insere uma haste com uma ponta mais larga até chegar na parte traseira do cilindro. Então, você puxa a haste rapidamente, de modo que ela jogue todos os pinos para cima quando estiver saindo.

Quando a haste sair, gire o cilindro com a alavanca tensionadora. Como estão se movimentando para cima e para baixo, alguns dos pinos superiores forçosamente cairão sobre a saliência criada pela rotação do cilindro. Frequentemente, os chaveiros começam aplicando a extração sobre os pinos e depois trabalham cada pino individualmente.


Na próxima aula, tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário