Aula 12 - Fechaduras, Travas e Cadeados

A maioria das fechaduras sem maçaneta usa uma fechadura cilíndrica. Na fechadura cilíndrica, a chave gira um tambor, ou cilindro da fechadura, que gira um came (uma peça giratória com um eixo deslocado) anexado. Quando o cilindro é girado para um lado, o came puxa a lingueta e a porta pode ser aberta. Quando o cilindro gira para o outro lado, o came solta a lingueta e a mola a movimenta para que a porta fique trancada.
Em uma fechadura sem maçaneta, não há mecanismo com mola – o cilindro desliza a lingueta para frente e para trás. Uma fechadura sem mola é mais segura do que um trinco acionado por mola, pois é muito mais difícil empurrar a lingueta pelo lado da porta.

Dentro de uma fechadura cilíndrica, há uma espécie de quebra-cabeça que somente a chave correta pode resolver. A variação principal na confecção das fechaduras é a natureza desse quebra-cabeça. Um dos quebra-cabeças mais comuns – e um dos mais fáceis de serem violados – é o modelo com pino e tranqueta, mostrado abaixo


Os principais componentes do modelo com pino e tranqueta são uma série de pequenos pinos de comprimento variável. Os pinos são divididos em pares. Cada par fica assentado num canal que atravessa o cilindro central e o suporte em volta do cilindro. As molas na parte superior dos canais mantêm os pares de pinos na posição dentro do cilindro. Quando nenhuma chave é introduzida, o pino superior fica posicionado metade no cilindro e metade no suporte. A posição desses pinos superiores não permite que o cilindro gire.

Veja como funciona:



Quando você introduz uma chave, a série de entalhes da chave empurra os pares de pinos para níveis diferentes. A chave incorreta empurra os pinos de modo que a maioria dos pinos superiores fica parte no cilindro e parte no suporte, desta maneira:

A chave correta empurrará cada par de pinos o suficiente para que o ponto onde os dois pinos ficam juntos se alinhe perfeitamente com o espaço onde o cilindro e o suporte ficam juntos (esse ponto é chamado de linha de transição). Em outras palavras, a chave empurrará os pinos para cima de modo que todos os pinos ficam completamente dentro do cilindro. Sem nenhum pino do suporte em seu caminho, o cilindro gira levemente e você pode empurrar a lingueta para dentro e para fora.

Esse modelo simples de quebra-cabeça é muito eficaz. Como os pinos estão escondidos dentro da fechadura, é bastante difícil para a maioria das pessoas girar o cilindro sem a chave correta. Mas, com bastante prática, é possível resolver o quebra-cabeça por outros meios.

Os pinos em uma fechadura com pino e tranqueta, quando nenhuma chave é introduzida, todos os pinos são empurrados para cima, ficando na mesma altura e nivelados com a linha de transição.

Vamos falar de Elo Mais Fraco e outros detalhes na sequência. Acompanhe-nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário