AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS SÃO:
- Pinça
- Lima quadrada
PROCEDIMENTO
- A mudança de segredo pode ser feita de várias maneiras, uma delas é trocar a posição de todos os pinos-segredo do canhão e fazendo uma nova chave à mão para ser compatível com a nova ordem das cavas. Também se pode trocar um pino menor por um pino maior e depois modificar a cava da chave do respectivo pino com a lima quadrada para a chave ser compatível com a nova configuração do segredo.
- O método mais prático, e pode ser usado apenas quando temos a chave original do cilindro, é fazer uma cópia da chave e escolher um pino menor observando a profundidade das cavas da chave original.
- Escolhido o pino menor, abra o canal onde ele se encontra com o auxílio de um estilete ou a lamina fina de uma tesoura. Remova a molinha, o contra-pino e o pino segredo do canal escolhido os coloque no toco
- Escolha um pino maior em seu estoque de pinos, e coloque no lugar do pino menor retirado, dentro do canal do cilindro.
- Prenda a cópia da chave na morsa e lime um pouco a cava do pino trocado.
- Coloque o cilindro na chave e verifique se ela entra e gira perfeitamente. Caso a chave não gire, retire o cilindro e continue limando, até o alinhamento zero ficar perfeito e possibilitar o giro da chave
- Girando a chave com sucesso, remova o cilindro e limpe a cava retirando as rebarbas. Faça os últimos testes retirando e colocando a chave e verificando se eles ocorrem suavemente, sem trancos
- Para testar a troca de segredo do cilindro monobloco coloque a chave no outro lado do cilindro, aquele qual você ainda não trocou o pino. Se a chave não girar é porque o segredo foi trocado com sucesso. Lembrando apenas que para o cilindro monobloco, é necessário trocar o segredo seguindo o procedimento idêntico nos dois lados do cilindro.
- Para finalizar o procedimento, tampe o canal aberto martelando suavemente uma bolinha de chumbo e limando o excesso para dar acabamento final.
Técnica muito útil que proporciona economia
A técnica de mudança de segredo é muito útil. Quer ver um exemplo? Há portas que possuem fechaduras com valor bem acima do "normal" do mercado. Nessas situações, em casos de sinistros, o proprietário do imóvel, em vez de trocar toda a fechadura, gastando muito dinheiro se for mais de uma porta, ele apenas troca os segredos dessas portas. E pronto: por um valor 70 a 80% mais barato ele fez uma grande economia e ainda ajudou o Chaveiro a ganhar dinheiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário